Barra de acessibilidade

Links sociais

Formulário de pesquisa

  Menu principal
Início do menu Início do conteúdo

Dissertações defendidas

2022

Aluna: Andréa de Souza Gois
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilane Maria Wolff Paim
Título: As vozes das professoras alfabetizadoras sobre a formação continuada e a prática pedagógica mediadas pelas diretrizes curriculares da educação básica de Itajaí/SC

Aluna: Thiago Jovane Nascimento
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sônia Regina de Souza Fernandes
TítuloMetodologias ativas na educação básica : balanço das teses e dissertações no contexto dos anos finais do ensino fundamental – um estado do conhecimento

Aluna: Elias Mande Laurindo André
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Vanzuita
Título: Experiências discentes de formação inicial no curso de licenciatura em educação escolar quilombola : habilitação pedagogia da Univille

Aluna: Cleunice Martins de Siqueira da Silva
Orientador: Prof. Dr. Airton Zancanaro
TítuloProcessos educativos no ensino de frações: a contribuição do jogo digital fraciomia a partir da percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú/SC

2021

Aluna: Juliana Guérios
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Vanzuita
TítuloDIÁLOGOS ENTRE PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Aluno: Thiago Ribeiro Alves
Orientadora: Profa. Dra. Chris Royes Schardosim
TítuloPROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DO JOGO GRAPHOGAME BRASIL NO PARADIGMA DA ALFABETIZAÇÃO INTEGRAL

Aluna: Mariana Silveira dos Santos Rosa
Orientadora: Profa. Dra. Idorlene da Silva Hoepers
Título: DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: SITUAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Aluno: Daniel Fachini
Orientadora: Profa. Dra. Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
Título:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: laicidade do Estado e diversidade de expressões religiosas (Santa Catarina, 1997-2018)

Aluna: Eliane Costa Kretzer
Orientadora: Profa. Dra.  Chris Royes Schardosim
Título:  A utilização de recursos tecnológicos digitais na intervenção psicopedagógica para a melhora da fluência leitora com estudantes da educação básica na perspectiva de processos educativos inclusivos

Aluna: Kerén Talita Silva Miron
Orientadora: Profa. Dra.  Chris Royes Schardosim
TítuloEstado do conhecimento : discussões sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva

Aluna: Mariana de Souza Caetano
Orientador: Prof. Dr. Rogerio Sousa Pires
Título: Experiências e subjetividades na ausência do sentido da audição : do gesto a oralidade

Aluna: Regiani Francez Novak
Orientadora: Profa. Dra. Roseli Nazario
Título: Institucionalização da infância : narrativas de crianças a partir de experiências na educação infantil e na família

Aluna: Luciane Hinterholz
Orientadora: Profa. Dra. Marilândes Mól Ribeiro de Melo
TítuloProcessos formativos e socialização profissional de egressos do curso de pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) : Campus Camboriú e Videira (2011 – 2016)

Aluno: Ricardo Florêncio dos Passos
Orientadora: Profa. Dra. Idorlene da Silva Hoepers
TítuloEducação, inclusão e envelhecimento populacional : representação dos idosos participantes da universidade para terceira idade (UATI/UFSC)

Aluna: Viviane Paula Salini Mirandola
Orientadora: Profa. Dra. Idorlene da Silva Hoepers
TítuloCondições de acessibilidade e inclusão das Pessoas com deficiência nas bibliotecas do Instituto Federal Catarinense (IFC)

Aluno: José Galotta Lucena
Orientadora: Profa. Dra. Sônia Regina de Souza Fernandes
Título: Educação profissional/técnica na América Latina e Caribe : um estudo dos modelos formativos

Aluna: Tamiris Possamai
Orientadora: Profa. Dra. Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
Título: Diretrizes para o ensino médio integrado do/no Instituto Federal Catarinense : o percurso de construção e implementação, as potencialidades e os desafios

Aluna: Tatiane Aparecida Martini
Orientadora: Profa. Dra. Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
Título: Percepções docentes acerca da implementação da contrarreforma do ensino médio em Santa Catarina : um estudo a partir da formação continuada de professores

Aluno: Mateus Cunha
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Vanzuita
TítuloDiscência líquida? os processos formativos na perspectiva de formandos (as) dos cursos superiores de tecnologia da informação (TI) do Instituto Federal Catarinense (Campus Camboriú)  

Aluno: Silvia Raquel Schreiber Boniati
Orientador: Profa. Dra. Liane Vizzotto
TítuloPolítica de educação especial : uma análise do processo de implementação na rede municipal de ensino de Gaspar/SC 

Aluna:  Jussemara Cristina Scartom
Orientador: Prof. Dr. Rogério Sousa Pires
TítuloPOR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO SISTEMA BRAILLE ENTRE FAMÍLIA E PROFESSORES

 

 

 


Botões de acesso rápido