Grupos de Pesquisa e Estudos

I – GEPEFOPPE – GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS EDUCATIVOS

O grupo é constituído por professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e egressos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense- IFC (Campus Camboriú, Rio do Sul, Blumenau e Concórdia). Tem por objetivo estudar e investigar temas e problemas no âmbito da educação formal e não formal nos seus níveis, considerando as distintas etapas e modalidades, bem como nos diferentes espaços socioeducativos. Acha-se organizado em quatro linhas de pesquisa: Formação de Professores e Processos Educativos; História e historiografia da educação; Políticas Educacionais e Inclusão Social; Infância(s), Educação e Sociabilidades. Tem a preocupação em articular estudos e ações relacionadas à educação, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão no contexto do IFC e da região dos campi envolvidos.

LINHAS DE PESQUISAS:

a) Formação de Professores e Processos Educativos

b) História e historiografia da educação

c) Infância(s), Educação e Sociabilidades

d) Políticas Educacionais e Inclusão Social

CONTATO:

Telefone: 47 – 2104 0854

E-mails: sonia.fernandes@ifc.edu.br  / filomena.silva@ifc.edu.br

COORDENADORAS:

Sônia Fernandes (lider)

Filomena L. G. R. da Silva (vice-lider)

LOCAL, DATA E HORÁRIO DAS REUNIÕES:

Primeira segunda-feira de cada mês das 17:30 às 19:30 na sala F 105 ou F 106, Bloco F, Campus Camboriú.

II – GRUPO DE PESQUISA – PROCESSOS EDUCATIVOS

O grupo de pesquisa reúne professores, técnicos, pesquisadores e estudantes aproximados por temas afins. Envolve diferentes áreas do conhecimento relacionadas aos processos educativos. Nos últimos anos, integrantes do Grupo vêm atuando em parceria em projetos de pesquisa e de extensão nos temas: compreensão leitora, tecnologias educacionais, estudos da tradução, estudos de literatura e interartes, história dos povos indígenas e afrodescendentes em Santa Catarina, Identidades Culturais, ensino de português como língua de acolhimento e ensino público de Moda. Esses projetos contribuem para o avanço das áreas na medida em que publicamos em parceria e fazemos divulgação científica. Também são projetos relevantes para o desenvolvimento da região Sul, já que envolvem temas e pesquisadores de Santa Catarina e do Paraná.

LINHAS DE PESQUISA:

a) Design e Educação