I – GEPEFOPPE – GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS EDUCATIVOS
O grupo é constituído por professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e egressos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense- IFC (Campus Camboriú, Rio do Sul, Blumenau e Concórdia). Tem por objetivo estudar e investigar temas e problemas no âmbito da educação formal e não formal nos seus níveis, considerando as distintas etapas e modalidades, bem como nos diferentes espaços socioeducativos. Acha-se organizado em quatro linhas de pesquisa: Formação de Professores e Processos Educativos; História e historiografia da educação; Políticas Educacionais e Inclusão Social; Infância(s), Educação e Sociabilidades. Tem a preocupação em articular estudos e ações relacionadas à educação, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão no contexto do IFC e da região dos campi envolvidos.
LINHAS DE PESQUISAS:
a) Formação de Professores e Processos Educativos
b) História e historiografia da educação
c) Infância(s), Educação e Sociabilidades
d) Políticas Educacionais e Inclusão Social
CONTATO:
Telefone: 47 – 2104 0854
E-mails: sonia.fernandes@ifc.edu.br / filomena.silva@ifc.edu.br
COORDENADORAS:
Sônia Fernandes (lider)
Filomena L. G. R. da Silva (vice-lider)
LOCAL, DATA E HORÁRIO DAS REUNIÕES:
Primeira segunda-feira de cada mês das 17:30 às 19:30 na sala F 105 ou F 106, Bloco F, Campus Camboriú.
II – GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROCESSOS FORMATIVOS – GINPEDIN
O GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROCESSOS FORMATIVOS – GINPEDIN tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: processos formativos e educativos inclusivos, diversidade, questões étnico raciais, gênero, interseccionalidade, tanto voltadas para os documentos emitidos pelos Organismos Internacionais, especificamente para os países da América Latina, quanto para questões que envolvem tais discussões no âmbito do currículo e formação de professores voltadas para a educação básica. Pertencem a este grupo professores, estudantes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, pesquisadores do exterior e professores da rede de ensino dos municípios próximos ao IFC. Caracteriza-se como um grupo de pesquisa interdisciplinar, que compõe pesquisas e estudos nas mais diversas áreas de conhecimento (Matemática, Pedagogia, Educação Física, Geografia, História, Ciências, Tecnologias, entre outras áreas).
LINHAS DE PESQUISAS:
a) Processos Educativos e Inclusão
b) Tecnologias, diversidade e Processos Formativos
CONTATO:
E-mail: idorlene.hoepers@ifc.edu.br
COORDENAÇÃO:
I – Líder: Idorlene da Silva Hoepers
Doutora em Educação (Univali, 2017). É docente em Curso de Licenciatura ( Pedagogia) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (PPGE-IFC), linha de pesquisa Processos educativos e inclusão.Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0701191397858274
III – Vice-líder: Andressa Graziele Brandt
Doutora em Educação (UFSC, 2018). É docente em Cursos de Licenciatura (Matemática e Pedagogia) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (PPGE-IFC), linha de pesquisa Processos educativos e inclusão. Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5766947022430917
Informações no Cnpq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/793315
III – GRUPO DE PESQUISA TEETIS (TERRITÓRIOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA INCLUSÃO EM SOCIEDADE)
O grupo é constituído por pesquisadores e pesquisadoras do Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau, Camboriú e Rio do Sul) que têm por interesse comum os estudos relacionados aos tópicos específicos da educação, principalmente o que refere-se à educação especial, à educação permanente, à educação pré-escolar e ao ensino profissionalizante. Ao abarcar este território educacional, busca uma proximidade com as territorialidades locais e regionais, flexibilizando fronteiras e contribuindo para o avanço dessas áreas de conhecimento. O objetivo geral do grupo é desenvolver estudos relacionados à formação de profissionais da educação nas perspectivas crítica e pós-crítica e os temas de interesse envolvem a formação de profissionais, as políticas públicas, o currículo escolar, os processos inclusivos, as práticas educativas inclusivas, a Tecnologia Assistiva, as Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, os contextos inclusivos e a LIBRAS.
Os projetos desenvolvidos pelo grupo contemplam a dimensão da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão e buscam a articulação com as demandas socioeducacionais da comunidade local e regional.
LINHAS DE PESQUISAS:
a) Políticas públicas, territórios educacionais e práticas pedagógicas;
b) Tecnologias e processos inclusivos e
c) Estudos da Língua Brasileira de Sinais: identidade, cultura e tradução.
CONTATO:
magali.souza@ifc.edu.br
COORDENADORA:
Magali Dias de Souza
Informações no Cnpq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/628086