Palestra: “A importância da formação docente e de gestores para a mudança e o fortalecimento das práticas educacionais e da cultura da inclusão”
A conferência será conduzida pelo Dr. Marco Melo Franco, no dia 20 de outubro, às 19h, no Auditório Nobre do IFC – Camboriú.
O encontro destina-se a estudantes de licenciatura, de programas de pós-graduação e de profissionais da educação das redes de ensino.
Local: Auditório Nobre do IFC – Camboriú
Data: 20 de outubro
Horário: 19h
Este evento é uma realização conjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Mestrado em Educação e da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, em parceria com a RENAFOR – Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.
Inscrições:
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do SIGAA Eventos do IFC, no link abaixo:
🔗 https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

Aula Inaugural do PPGE/IFC – Segundo semestre de 2025
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/IFC) convida a comunidade acadêmica e os profissionais da educação para a Aula Inaugural do segundo semestre de 2025, que será ministrada pela Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa, docente do PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC).
Tema: “A importância da formação docente na mudança cultural da escola e na formulação de práticas inclusivas”
📅 Data: 19 de agosto de 2025
⏰ Horário: 19h30
📍 Local: Auditório do IFC – Campus Camboriú
A Aula Inaugural marca o início oficial das atividades do segundo semestre letivo do PPGE/IFC e integra as ações da RENAFOR – Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, do I Ciclo de Diálogos Inclusivos e da I Semana Acadêmica da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (LIEEI).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do SIGAA Eventos do IFC, no link abaixo:
🔗 https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao
Ao acessar o sistema, selecione o evento “A importância da formação docente na mudança cultural da escola e na formulação de práticas inclusivas.”
O evento é aberto ao público e contará com emissão de certificados de participação aos inscritos que confirmarem presença. A participação de estudantes, docentes e profissionais da educação é fortemente encorajada, contribuindo para o fortalecimento do debate sobre práticas formativas e inclusão educacional.

Aniversário de 6 anos do PPGE
O PPGE-IFC completa no dia 27 de maio seis anos de atividades. Em comemoração ao aniversário do programa, será realizada uma programação especial nos dias 26 e 27 de maio de 2025.
No dia 26, às 14h, ocorre a atividade “O que aprendemos com a elaboração do relatório Sucupira: processo de autoavaliação”, voltada a professoras/es, coordenação e secretaria do PPGE, na sala F-106.
Às 19h30, haverá uma atividade festiva reunindo profissionais, acadêmicas/os, egressas/os e demais convidadas/os do campus Camboriú e da Reitoria.
No dia 27, a programação tem início às 8h30 com um momento de acolhida e abertura, que contará com a presença de convidados/as que integraram/integram a gestão do PPGE-IFC e do Instituto ao longo dos seis anos de trajetória do programa. Esse encontro trará um recorrido histórico da construção e consolidação do PPGE. Em seguida, às 9h, será realizada a mesa “O PPGE-IFC sob a ótica de Egressos”, reunindo ex-alunos/as para partilhar vivências e contribuições. Às 14h, ocorre o encontro “(Auto)avaliação: olhares internos e externos para o PPGE”, promovendo reflexões sobre os processos avaliativos do programa. Ambas as atividades acontecem no Auditório Nobre do IFC Camboriú. O encerramento está previsto para as 17h.
A ação comemorativa celebra a construção coletiva do PPGE-IFC ao longo desses seis anos, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade social referenciada.

Programação do evento

Selo de aniversário do PPGE – 6 anos: Elaborado pelas mestrandas Leniza Arrojo, Priscila Flores e Maria Eugênia F. P. Durieux
Aula Inaugural semestre 01-2025 – Curso de Mestrado em Educação
