1. O curso é gratuito?
R. Sim, o curso é gratuito.
2. Como faço para ingressar?
R. Através de processo seletivo. O edital do processo seletivo contém os requisitos, a forma de inscrição e as etapas de seleção.
3. Quando ocorre o processo seletivo?
R. Uma vez ao ano. O edital é publicado por volta do mês de junho/julho. As etapas de seleção ocorrem no decorrer do segundo semestre e o ingresso dos/as aprovados/as ocorre no primeiro semestre do ano seguinte.
4. Para participar do processo seletivo, posso contatar um(a) docente do PPGE para me ajudar a construir o meu projeto de pesquisa?
R. Os(as) docentes do PPGE não se envolvem na construção do projeto. A interpretação do edital e a construção do projeto é de responsabilidade do/a candidato/a.
5. As aulas ocorrem em quais dias e períodos?
R. As aulas ocorrem nas segundas e terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Algumas atividades do programa podem ser desenvolvidas em outros dias e períodos, conforme calendário semestral do programa.
Apesar das aulas se concentrarem nas segundas e terças-feiras, o/a mestrando/a deve considerar que o curso não é limitado a estes dias, sendo necessário ter disponibilidade de tempo para desenvolver o projeto de pesquisa, escrever a dissertação e participar de outras atividades que envolvem a pós-graduação Stricto sensu.
6. Qual a duração do curso?
R. A duração regular do curso é de até 30 meses.
7. O curso é presencial?
R. Sim, o mestrado em Educação do IFC é presencial no campus Camboriú.
8. Existem bolsas para cursar o Mestrado?
R. O Curso conta com algumas bolsas de Demanda social da Capes. O PPGE realiza processo seletivo interno através de edital para selecionar os/as alunos/as bolsistas.
Os/as mestrandos/as também podem concorrer a bolsas de agências de fomento, tais como FAPESC e UNIEDU, quando há editais disponíveis.