Artigos 2024 PPGE: Artigos publicados em 2024 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO JARDIM SENSORIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES CONTEXTO E REDES DE INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DO TEXTO DO CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO DO TERRITÓRIO CATARINENSE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM SISTEMA SEPARADO NO ATENDIMENTO À INFÂNCIA EM PORTUGAL (1974-2023): O LUGAR DA CRECHE REVISÃO DA LITERATURA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – AH/SD NA EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP): DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2018 O ILUMINISMO PENAL E OS FUNDAMENTOS DA PUNIÇÃO EM BECCARIA E EM KANT O CORPO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE CUIDADOS ENTRE CRIANÇAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO EDUCATIVO: BRINCAR DE CUIDAR DO OUTRO E DE SER CUIDADO PELO OUTRO IMPACTOS DO PIBID E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INDUÇÃO PROFISSIONAL IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID E RP FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI, DE 2010 A 2017 EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE PARA O ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES E O TRABALHO DOCENTE ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO PROEJA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PANDEMIA DE COVID-19 E A APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: PRÁTICAS DOCENTES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE (PD): CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DO ENSINO REMOTO AO PRESENCIAL: ENTRE TRAVESSIAS E DESAFIOS É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LAGARTAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS: OS TIPOS DE CURRÍCULO EXPLICADOS POR MEIO DAS ALEGORIAS PRESENTES NA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE IMPACTOS DA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) DE FORMANDOS(AS) EM CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA FRACIOMIA E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES HISTÓRIA, MEMÓRIA E MATERIALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS CURRICULARES: FLORIANÓPOLIS – SC (1996-2015) FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES E SENTIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRAIS EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PERCEPÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI EM NOME DE “DEUS”: (AUTO)BIOGRAFIA SOBRE AS MUTILAÇÕES AO EU SOCIAL NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE(S) DE UMA EDUCADORA ENSINO COLABORATIVO, UMA ALTERNATIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA CONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA E ESTADO DE DIREITO: UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA SOBRE O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 SEXUALIDADES INSUBMISSAS: A SUBVERSÃO DA NORMA E O FIM DESTE MUNDO PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUGAR DE ENCONTROS E/OU DESENCONTROS PLURAIS O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E AS MARCAS DE UMA CULTURA MATERIAL A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE SUJEITO NA BNCC À LUZ DA ÉTICA DA AUTENTICIDADE DE CHARLES TAYLOR PROCESSO DIALÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL: INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS SCRIPTS DE GÊNERO E AS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS QUE REVERBERAM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL? Apresentação Notícias O programa Histórico Missão, Objetivos e Perfil do Egresso Área de Concentração Linhas de Pesquisa Estrutura Curricular Grupos de Pesquisa e Estudos Coordenação e Colegiado Comissões Internas Secretaria Identidade Visual Portarias Dúvidas frequentes Informações Acadêmicas Dias e Horários de aulas Calendário Qualificação Defesa Estágio de docência Estudo Individualizado Proficiência em Língua estrangeira Aproveitamento de créditos Prorrogação de prazo do curso Documentos Links úteis Bolsas e Auxílios Informações sobre bolsas Editais de seleção de bolsistas Auxílios Docentes Docentes Credenciamento de docentes Editais Professores visitantes Discentes Discentes 2025 Discentes 2024 Discentes 2023 Discentes 2022 Egressos Turma 2021 Turma 2020 Turma 2019 Trabalhos de Conclusão Dissertações Defendidas Eventos Eventos 2025 Eventos 2024 Eventos 2023 Eventos 2022 Eventos 2021 Eventos 2020 Eventos 2019 Ingresso Alunos Regulares Alunos Especiais Contato Coordenação e Secretaria Agenda de Defesas Defesas em 2025 Defesas em 2024 Defesas em 2023 Defesas em 2022 Publicações Ebooks Artigos 2024 Artigos 2023 Artigos 2022 Artigos 2021