• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação > Artigos 2024

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Artigos 2024

PPGE: Artigos publicados em 2024

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO JARDIM SENSORIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
CONTEXTO E REDES DE INFLUÊNCIA NA PRODUÇÃO DO TEXTO DO CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO DO TERRITÓRIO CATARINENSE
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM SISTEMA SEPARADO NO ATENDIMENTO À INFÂNCIA EM PORTUGAL (1974-2023): O LUGAR DA CRECHE
REVISÃO DA LITERATURA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – AH/SD NA EDUCAÇÃO BÁSICA
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP): DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2018
O ILUMINISMO PENAL E OS FUNDAMENTOS DA PUNIÇÃO EM BECCARIA E EM KANT
O CORPO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE CUIDADOS ENTRE CRIANÇAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO EDUCATIVO: BRINCAR DE CUIDAR DO OUTRO E DE SER CUIDADO PELO OUTRO
IMPACTOS DO PIBID E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INDUÇÃO PROFISSIONAL
IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID E RP
FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI, DE 2010 A 2017
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE PARA O ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES E O TRABALHO DOCENTE
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO PROEJA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
PANDEMIA DE COVID-19 E A APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: PRÁTICAS DOCENTES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE (PD): CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DO ENSINO REMOTO AO PRESENCIAL: ENTRE TRAVESSIAS E DESAFIOS
É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LAGARTAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS: OS TIPOS DE CURRÍCULO EXPLICADOS POR MEIO DAS ALEGORIAS PRESENTES NA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE
IMPACTOS DA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) DE FORMANDOS(AS) EM CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
FRACIOMIA E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
HISTÓRIA, MEMÓRIA E MATERIALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS CURRICULARES: FLORIANÓPOLIS – SC (1996-2015)
FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES E SENTIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRAIS
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PERCEPÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI
EM NOME DE “DEUS”: (AUTO)BIOGRAFIA SOBRE AS MUTILAÇÕES AO EU SOCIAL NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE(S) DE UMA EDUCADORA
ENSINO COLABORATIVO, UMA ALTERNATIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO
A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
CONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA E ESTADO DE DIREITO: UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA SOBRE O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
SEXUALIDADES INSUBMISSAS: A SUBVERSÃO DA NORMA E O FIM DESTE MUNDO
PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUGAR DE ENCONTROS E/OU DESENCONTROS PLURAIS
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E AS MARCAS DE UMA CULTURA MATERIAL
A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE SUJEITO NA BNCC À LUZ DA ÉTICA DA AUTENTICIDADE DE CHARLES TAYLOR
PROCESSO DIALÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL: INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS
SCRIPTS DE GÊNERO E AS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS QUE REVERBERAM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

 

  • Apresentação
  • Notícias
  • O programa
    • Histórico
    • Missão, Objetivos e Perfil do Egresso
    • Área de Concentração
    • Linhas de Pesquisa
    • Estrutura Curricular
    • Grupos de Pesquisa e Estudos
    • Coordenação e Colegiado
    • Comissões Internas
    • Secretaria
    • Identidade Visual
    • Portarias
    • Dúvidas frequentes
  • Informações Acadêmicas
    • Dias e Horários de aulas
    • Calendário
    • Qualificação
    • Defesa
    • Estágio de docência
    • Estudo Individualizado
    • Proficiência em Língua estrangeira
    • Aproveitamento de créditos
    • Prorrogação de prazo do curso
    • Documentos
    • Links úteis
  • Bolsas e Auxílios
    • Informações
    • Editais de seleção de bolsistas
    • Auxílios
  • Docentes
    • Docentes
    • Credenciamento de docentes
    • Editais Professores visitantes
  • Discentes
    • Discentes 2025
    • Discentes 2024
    • Discentes 2023
    • Discentes 2022
  • Egressos
    • Turma 2021
    • Turma 2020
    • Turma 2019
  • Trabalhos de Conclusão
    • Dissertações Defendidas
  • Eventos
    • Eventos 2025
    • Eventos 2024
    • Eventos 2023
    • Eventos 2022
    • Eventos 2021
    • Eventos 2020
    • Eventos 2019
  • Ingresso
    • Alunos Regulares
    • Alunos Especiais
  • Contato
    • Coordenação e Secretaria
  • Agenda de Defesas
    • Defesas em 2025
    • Defesas em 2024
    • Defesas em 2023
    • Defesas em 2022
  • Publicações
    • Ebooks
    • Artigos 2024
    • Artigos 2023
    • Artigos 2022
    • Artigos 2021

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.