• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação > Artigos 2023

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Artigos 2023

PPGE: Artigos publicados em 2023

RITOS E MATERIALIDADES NOS ENTORNOS DAS CONFERÊNCIAS EDUCACIONAIS: BRASIL NOS ANOS 1920
TRAJETÓRIAS, INTELECTUAIS E A ANTROPOLOGIA NO BRASIL: OSWALDO RODRIGUES CABRAL E SÍLVIO COELHO DOS SANTOS
PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL)
MARCOS LEGAIS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
LUZ, CÂMERA E AÇÃO: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR, UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO STRICTO SENSU: COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.
TOMÁS DE AQUINO E EDITH STEIN SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DIREITO, ESTADO E RELIGIÃO
O PENSAR E O AGIR: MOVIMENTOS PARA E NO PLANEJAMENTO DE OFICINAS DIDÁTICAS NO PIBID
O SISTEMA JURÍDICO E A GRAMÁTICA DOS DIREITOS NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONFERÊNCIA INTERESTADUAL DO ENSINO PRIMÁRIO (BRASIL, 1921): PROJETOS EM DISPUTA E MODERNIDADE PEDAGÓGICA.
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO
A BNCC E O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE: DESAFIOS DE UM CURRÍCULO ESPECÍFICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
METODOLOGIAS ATIVAS DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: OQUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
DIREITO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE GASPAR/SC (2020-2022): MARCOS LEGAIS E EPISTEMOLÓGICOS
PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUGAR DE ENCONTROS E/OU DESENCONTROS PLURAIS
O MOVIMENTO DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
MEMORIAL ACADÊMICO E NARRATIVO DO FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DA REDE PÚBLICA
BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): QUE CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA?
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E O ENSINO COM PESQUISA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Apresentação
  • Notícias
  • O programa
    • Histórico
    • Missão, Objetivos e Perfil do Egresso
    • Área de Concentração
    • Linhas de Pesquisa
    • Estrutura Curricular
    • Grupos de Pesquisa e Estudos
    • Coordenação e Colegiado
    • Comissões Internas
    • Secretaria
    • Identidade Visual
    • Portarias
    • Dúvidas frequentes
  • Informações Acadêmicas
    • Dias e Horários de aulas
    • Calendário
    • Qualificação
    • Defesa
    • Estágio de docência
    • Estudo Individualizado
    • Proficiência em Língua estrangeira
    • Aproveitamento de créditos
    • Prorrogação de prazo do curso
    • Documentos
    • Links úteis
  • Bolsas e Auxílios
    • Informações
    • Editais de seleção de bolsistas
    • Auxílios
  • Estágio de Pós-Doutorado
  • Docentes
    • Docentes
    • Credenciamento de docentes
    • Editais Professores visitantes
  • Discentes
    • Discentes 2025
    • Discentes 2024
    • Discentes 2023
    • Discentes 2022
  • Egressos
    • Turma 2021
    • Turma 2020
    • Turma 2019
  • Trabalhos de Conclusão
    • Dissertações Defendidas
  • Eventos
    • Eventos 2025
    • Eventos 2024
    • Eventos 2023
    • Eventos 2022
    • Eventos 2021
    • Eventos 2020
    • Eventos 2019
  • Ingresso
    • Alunos Regulares
    • Alunos Especiais
  • Contato
    • Coordenação e Secretaria
  • Agenda de Defesas
    • Defesas em 2025
    • Defesas em 2024
    • Defesas em 2023
    • Defesas em 2022
  • Publicações
    • Ebooks
    • Artigos 2024
    • Artigos 2023
    • Artigos 2022
    • Artigos 2021

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.