Artigos 2023 PPGE: Artigos publicados em 2023 RITOS E MATERIALIDADES NOS ENTORNOS DAS CONFERÊNCIAS EDUCACIONAIS: BRASIL NOS ANOS 1920 TRAJETÓRIAS, INTELECTUAIS E A ANTROPOLOGIA NO BRASIL: OSWALDO RODRIGUES CABRAL E SÍLVIO COELHO DOS SANTOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL) MARCOS LEGAIS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL LUZ, CÂMERA E AÇÃO: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR, UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO STRICTO SENSU: COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. TOMÁS DE AQUINO E EDITH STEIN SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DIREITO, ESTADO E RELIGIÃO O PENSAR E O AGIR: MOVIMENTOS PARA E NO PLANEJAMENTO DE OFICINAS DIDÁTICAS NO PIBID O SISTEMA JURÍDICO E A GRAMÁTICA DOS DIREITOS NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONFERÊNCIA INTERESTADUAL DO ENSINO PRIMÁRIO (BRASIL, 1921): PROJETOS EM DISPUTA E MODERNIDADE PEDAGÓGICA. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO A BNCC E O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE: DESAFIOS DE UM CURRÍCULO ESPECÍFICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. METODOLOGIAS ATIVAS DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: OQUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DIREITO À PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE GASPAR/SC (2020-2022): MARCOS LEGAIS E EPISTEMOLÓGICOS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUGAR DE ENCONTROS E/OU DESENCONTROS PLURAIS O MOVIMENTO DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO MEMORIAL ACADÊMICO E NARRATIVO DO FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DA REDE PÚBLICA BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): QUE CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA? A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E O ENSINO COM PESQUISA NO CONTEXTO DA PANDEMIA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Apresentação Notícias O programa Histórico Missão, Objetivos e Perfil do Egresso Área de Concentração Linhas de Pesquisa Estrutura Curricular Grupos de Pesquisa e Estudos Coordenação e Colegiado Comissões Internas Secretaria Identidade Visual Portarias Dúvidas frequentes Informações Acadêmicas Dias e Horários de aulas Calendário Qualificação Defesa Estágio de docência Estudo Individualizado Proficiência em Língua estrangeira Aproveitamento de créditos Prorrogação de prazo do curso Documentos Links úteis Bolsas e Auxílios Informações sobre bolsas Editais de seleção de bolsistas Auxílios Docentes Docentes Credenciamento de docentes Editais Professores visitantes Discentes Discentes 2025 Discentes 2024 Discentes 2023 Discentes 2022 Egressos Turma 2021 Turma 2020 Turma 2019 Trabalhos de Conclusão Dissertações Defendidas Eventos Eventos 2025 Eventos 2024 Eventos 2023 Eventos 2022 Eventos 2021 Eventos 2020 Eventos 2019 Ingresso Alunos Regulares Alunos Especiais Contato Coordenação e Secretaria Agenda de Defesas Defesas em 2025 Defesas em 2024 Defesas em 2023 Defesas em 2022 Publicações Ebooks Artigos 2024 Artigos 2023 Artigos 2022 Artigos 2021