• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação > Artigos 2022

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Artigos 2022

PPGE: Artigos publicados em 2022

PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL
IMPACTO DO PROCESSO FORMATIVO NA TRAJETÓRIA LABORAL DE JOVENS MESTRANDOS(AS): NECESSIDADES DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
A FACE OBSCURA DO ESCOLA “SEM” PARTIDO E SEU CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E CONSERVADOR
REFORMAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA CATARINENSE (1910-1928): A BASE É A ESCOLA NORMAL
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS PANDÊMICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO COM PESQUISA
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DIANTE DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO
INTERCULTURALIDADE E PLAC: REFLEXÕES ACERCA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA DE IMIGRANTES E REFUGIADOS
ESTADO DO CONHECIMENTO: UM MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CONCEPÇÕES DE BOM ALUNO NA VISÃO DE PROFESSORAS/ES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA
PROGRAMAS FUTURE-SE E REUNI DIGITAL COMO OFENSIVAS NEOLIBERAIS SOBRE AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
A INFÂNCIA EM JORNAIS CATARINENSES: O ABRIGO DE MENORES DE SANTA CATARINA (1930-1940)
RESSIGNIFICANDO MEMÓRIAS: QUANDO A (AUTO) BIOGRAFIA ANUNCIA A LUTA PELA VIDA
PEDAGOGIA FEMINISTA NEGRA: CAMINHO PARA A LIBERDADE DAS SENZALAS MODERNAS
EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO CONCEPÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE A PARTIR DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO PERCURSO
IMPLEMENTAÇÃO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) EM SANTA CATARINA: FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA DE PRIVATIZAÇÃO E CONVENCIMENTO DOCENTE
APROXIMAÇÕES ENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM INVENTÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA – BRASIL (2010-2020)
O ENSINO DO BASQUETEBOL: A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA NO PROJETO BATE BOLA NA ESCOLA
EM BUSCA DOS “ACHADOUROS DE INFÂNCIAS”: A ETNOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO ÀS EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIAS EM CONTEXTOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
  • Apresentação
  • Notícias
  • O programa
    • Histórico
    • Missão, Objetivos e Perfil do Egresso
    • Área de Concentração
    • Linhas de Pesquisa
    • Estrutura Curricular
    • Grupos de Pesquisa e Estudos
    • Coordenação e Colegiado
    • Comissões Internas
    • Secretaria
    • Identidade Visual
    • Portarias
    • Dúvidas frequentes
  • Informações Acadêmicas
    • Dias e Horários de aulas
    • Calendário
    • Qualificação
    • Defesa
    • Estágio de docência
    • Estudo Individualizado
    • Proficiência em Língua estrangeira
    • Aproveitamento de créditos
    • Prorrogação de prazo do curso
    • Documentos
    • Links úteis
  • Bolsas e Auxílios
    • Informações
    • Editais de seleção de bolsistas
    • Auxílios
  • Docentes
    • Docentes
    • Credenciamento de docentes
    • Editais Professores visitantes
  • Discentes
    • Discentes 2025
    • Discentes 2024
    • Discentes 2023
    • Discentes 2022
  • Egressos
    • Turma 2021
    • Turma 2020
    • Turma 2019
  • Trabalhos de Conclusão
    • Dissertações Defendidas
  • Eventos
    • Eventos 2025
    • Eventos 2024
    • Eventos 2023
    • Eventos 2022
    • Eventos 2021
    • Eventos 2020
    • Eventos 2019
  • Ingresso
    • Alunos Regulares
    • Alunos Especiais
  • Contato
    • Coordenação e Secretaria
  • Agenda de Defesas
    • Defesas em 2025
    • Defesas em 2024
    • Defesas em 2023
    • Defesas em 2022
  • Publicações
    • Ebooks
    • Artigos 2024
    • Artigos 2023
    • Artigos 2022
    • Artigos 2021

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.