Artigos 2021 PPGE: Artigos publicados em 2021 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DA ESCOLA/GINÁSIO AGRÍCOLA SENADOR GOMES DE OLIVEIRA – ARAQUARI/SC (1959-1967) REPERTÓRIO DE AÇÕES E CONFERÊNCIAS EDUCACIONAIS: INTELECTUAIS E PROJETOS EM DISPUTA PELA MODERNIDADE EDUCACIONAL (BRASIL, ANOS DE 1920) MOÇA DIREITA: O DISCURSO ACERCA DA SUBJETIVIDADE FEMININA PERCEPÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS FRENTE O RESPEITO E A INCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ O EMPREENDEDORISMO COMO PONTO-CHAVE DOS PROGRAMAS “FUTURE-SE” E “NOVOS CAMINHOS”: APONTAMENTOS CRÍTICOS FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19: FALÁCIA OU NECESSIDADE IMPELIDA? ESCOLHA E INSERÇÃO PROFISSIONAL: DAS VIVÊNCIAS DAS(OS) ACADÊMICAS(OS) ÀS EXPERIÊNCIAS DAS EGRESSAS(OS) EM PEDAGOGIA A FORMAÇÃO INICIAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA ÉTICA NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS: DESAFIOS QUE MARCA(RA)M OS 30 ANOS DE HISTÓRIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO NA PEQUENA INFÂNCIA (NUPEIN – CED/UFSC) A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM PERCURSO ATRAVESSADO PELOS INTERESSES DO EMPRESARIADO A FOGUEIRA QUE QUEIMOU A ALMA ONTEM INCINERA A EDUCAÇÃO HOJE: A PERSEGUIÇÃO AOS ESTUDOS DE GÊNERO O ENSINO DA QUÍMICA POR MEIO DA METODOLOGIA COOPERATIVA JIGSAW: EXPLORANDO O TEMA CHÁS LEHRERSEMINAR E LEHRERPRÄRANDER: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O IDEÁRIO MODERNO EDUCACIONAL PARA O PAÍS (1909-1938) AFRODESCENDENTES NA AMÉRICA LATINA: DA LIBERDADE AOS PROCESSOS DE (IN)EXCLUSÃO DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SABERES TRADICIONAIS “ELA NASCEU PARA SER PROFESSORA”: A NATURALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE COMO ATIVIDADE FEMININA O JOVEM NO BRASIL NUNCA É LEVADO A SÉRIO JUVENILIZAÇÃO DA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO. A PANDEMIA E AS ATIVIDADES REMOTAS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO ETRABALHO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERALCATARINENSE (IFC (NÃO) VAMOS FALAR SOBRE DIVERSIDADE: O SILENCIAMENTO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DO SÉCULO XXI ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PERCURSO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA (COVID 19) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE ALINHAMENTO INSTITUCIONAL: APONTAMENTOS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIAS ATIVAS E PROBLEMATIZAÇÃO: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE RELATO SOBRE OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO AUDIOVISUAL EM UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE O BRINCAR E SE MOVIMENTAR COMO EXPRESSÃO DA INFÂNCIA JOGOS DE CÁ E DE LÁ PARA TODOS BRINCAREM! A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Apresentação Notícias O programa Histórico Missão, Objetivos e Perfil do Egresso Área de Concentração Linhas de Pesquisa Estrutura Curricular Grupos de Pesquisa e Estudos Coordenação e Colegiado Comissões Internas Secretaria Identidade Visual Portarias Dúvidas frequentes Informações Acadêmicas Dias e Horários de aulas Calendário Qualificação Defesa Estágio de docência Estudo Individualizado Proficiência em Língua estrangeira Aproveitamento de créditos Prorrogação de prazo do curso Documentos Links úteis Bolsas e Auxílios Informações sobre bolsas Editais de seleção de bolsistas Auxílios Docentes Docentes Credenciamento de docentes Editais Professores visitantes Discentes Discentes 2025 Discentes 2024 Discentes 2023 Discentes 2022 Egressos Turma 2021 Turma 2020 Turma 2019 Trabalhos de Conclusão Dissertações Defendidas Eventos Eventos 2025 Eventos 2024 Eventos 2023 Eventos 2022 Eventos 2021 Eventos 2020 Eventos 2019 Ingresso Alunos Regulares Alunos Especiais Contato Coordenação e Secretaria Agenda de Defesas Defesas em 2025 Defesas em 2024 Defesas em 2023 Defesas em 2022 Publicações Ebooks Artigos 2024 Artigos 2023 Artigos 2022 Artigos 2021