O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) realizou no dia 24 de março sua aula inaugural do primeiro semestre, reunindo a comunidade acadêmica no Auditório Nobre do IFC Camboriú para refletir sobre os desafios da educação diante das atuais transformações no mundo do trabalho.
A abertura e o encerramento do evento contaram com apresentações musicais do mestrando Rogério Cunha. A cerimônia reuniu mestrandos, docentes, estudantes de graduação, técnicos da educação e membros da gestão do IFC e comunidade externa.
A professora Roseli Nazário, coordenadora do PPGE, iniciou o evento destacando a recente finalização e entrega do relatório quadrienal da Capes e prestando uma homenagem ao professor Alexandre Vanzuita, coordenador do Programa até dezembro de 2024, reconhecendo suas significativas contribuições. Em seguida, a professora Luciane Ungericht, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, e a professora Cristiane Corrêa, Diretora de Pós-Graduação, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI), deram as boas-vindas aos participantes e reforçaram o apoio institucional ao PPGE.
O ponto central do evento foi a palestra ministrada pela Profa. Dra. Célia Regina Vendramini (UFSC), com mediação da professora Filomena Silva, coordenadora adjunta do PPGE. A convidada apresentou uma análise sobre as atuais condições do mundo do trabalho, caracterizadas pela precarização, intensificação das jornadas e a crescente lógica do mercado e seus impactos diretos na educação. A professora trouxe aspectos do mundo do trabalho, como as desigualdades sociais, evidenciando as diferenciações de gênero, cor e origem, que influenciam diretamente os cargos ocupados e a remuneração destes trabalhadores. Além disso, discutiu também o fenômeno da plataformização do trabalho e seus reflexos na educação.
Durante sua fala, Célia destacou a realidade do trabalho docente, em que os professores estão submetidos a jornadas de trabalho exaustivas, com cada vez mais controle sobre suas atividades, assim como, apontou a realidade dos estudantes, em escolas cada vez mais moldadas para atender às demandas do mercado.
A palestrante também ressaltou que, apesar das mudanças na organização do trabalho, a lógica de exploração da mais-valia permanece. Ela criticou a ênfase em habilidades e competências socioemocionais como forma de preparar a classe trabalhadora para multitarefas, sem promover uma formação crítica e emancipatória. Em contraponto, defendeu a construção de uma educação que vá além das demandas do mercado, afirmando a importância da escola como espaço de formação humana integral.
A aula inaugural marcou o início das atividades do PPGE em 2025, deixando reflexões sobre a necessidade de transformar os currículos educacionais para promover uma formação verdadeiramente integral e humanizadora, em cumprimento à missão do Programa.
Confira fotos do evento:
Autores:
Roseli Nazário
Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
Leonardo Caparroz Cangussu