O IV Congresso Brasileiro de Educação Integral é uma iniciativa da Associação Nacional de Profissionais e Pesquisadores da Educação Integral e em sua quarta edição, será sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta nova edição contará com eventos paralelos como IV Encontro Norte-rio-grandense de Educação Integral; IV Seminário Seridoense de Educação Integral e a XXI Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral.
De acordo com as edições anteriores, o objetivo principal dos eventos é promover um ponto de encontro e intercâmbio de experiências sobre Educação Integral, incluindo todos os membros da comunidade educacional brasileira.
Nesta ocasião, desejamos que o diálogo sobre Ciências, Arte e Cultura na Educação esteja pautado pelas vivências, experiências e pesquisas sobre o momento presente e futuro da educação, seus desafios, dificuldades e oportunidades considerando a perspectiva de uma Educação Integral para o território brasileiro
Compreendemos a Educação Integral como garantia de desenvolvimento humano em todas as dimensões: intelectual, física, afetiva,social, cultural, estética e ética. Por este motivo, este congresso promove um espaço de interlocução, de diálogo e reflexão sobre a necessidade de pesquisa e investimento em políticas públicas que valorizem a formação inicial e continuada de professores e os saberes advindos da prática docente. Além disso, potencializa oportunidades de mudar rotas, transformar processos educativos e reafirmar nosso compromisso com a Educação Integral, integrada e integradora.
O evento tem apoio do IFC Camboriú, do PET do IFC Camboriú, e a professora Andressa Graziele Brandt do PPGE-IFC compõe a comissão científica e tecnológica.
Objetivo:
• Propiciar estudos, trocas de experiências e de práticas pedagógicas em Educação Integral, baseada em princípios éticos, políticos, solidários, inclusivos e democráticos e que estejam permeados pela necessidade constante de humanização das instituições, pessoas e de suas relações.
Objetivos específicos:
• Propiciar um encontro entre educadores(as), professores(as), pesquisadores(as) e estudantes para a troca de conhecimentos no campo de estudo da Educação Integral;
• Divulgar pesquisas e a produção científica desenvolvidas nos programas de pós-graduação sobre o contexto da Educação Integral.
• Criar redes de conhecimento interinstitucionais locais e nacionais, fortalecendo a produção e difusão do conhecimento científico de caráter interdisciplinar;
• Apoiar a Educação Integral em todas as suas interfaces incluindo a divulgação dos trabalhos de pesquisa, extensão e práticas educativas.