Entre os dias 25 a 28/09/2023 aconteceram o XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba-PR.
O EDUCERE promoveu debates e discussões em torno do tema “ESPERANÇAR”. Essa temática provocou reflexões relevantes na perspectiva de “[…] levar adiante a práxis da educação da inteireza, do diálogo respeitoso e inclusivo da ética e da sustentabilidade”. (Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/sobre. Acesso em: 29 set, 2023).
A partir da formação autoral e crítico-reflexiva desenvolvida nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática do IFC-Campus Camboriú, bem como, no curso de mestrado em Educação (PPGE-IFC), nossos acadêmicos/as, egressos/as e docentes submeteram resumos expandidos sobre as pesquisas realizadas no âmbito da Educação, que foram aprovados e apresentados nesse Congresso.
Considerando que um dos objetivos de formação nos cursos do IFC é a elaboração e a divulgação do conhecimento científico, o IFC Campus Camboriú tem levado adiante o seu compromisso social e ético em busca de divulgar o conhecimento produzido por meio da pesquisa nas suas mais variadas dimensões de análise.
Seguem abaixo a relação de trabalhos apresentados por acadêmicos/as, egressos/as e docentes do IFC Campus Camboriú que posteriormente serão publicados nos anais do EDUCERE:
TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRECARIZAÇÃO E ADOECIMENTO
Autores: Idorlene da Silva Hoepers, Francini Scheid Autores: Martins, Alexandre Vanzuita, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Marilândes Mól Ribeiro de Melo.
NOVAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM VELHOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO –
Autoras: Cristine de Oliveira Dilli, Andressa Graziele Brandt e Roseli Nazario.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS –
Autores: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Andressa Graziele Brandt, Nadja Regina Sousa Magalhães, Marcia Dutra da Silva e Lucas Martini.
FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES E SENTIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES –
Autores: Nadja Regina Sousa Magalhães, Lucas Martini e Andressa Graziele Brandt.
EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL NAS ESCOLAS: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA
– Autoras: Celina Ferreira Goes e Andressa Graziele Brandt.
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA –
Autores: Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt, Luciana Serra Passos, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento e Marcia Dutra da Silva.
AGRESSÃO COMO PRÁTICA UTILIZADA POR PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR DA GUINÉ-BISSAU –
Autores: Marcelo da Silva e Francini Scheid Martins.
EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA GUINÉ-BISSAU: a pioneira criação do curso de licenciatura em Geografia –
Autores: Marcelo da Silva e Fábio Napoleão.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRELAÇAMENTOS E RUPTURAS: NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL –
Autoras: Daniela Neto Oliveira Peixer e Roseli Nazario.
O CORPO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE CUIDADOS PELA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS: BRINCAR DE CUIDAR DO(s) OUTRO(s) E DE SER CUIDADO PELO(s) OUTRO(s) –
Autoras: Andréa Simões Rivero e Roseli Nazario.
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA E AS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Autores: Hélio de Oliveira Dias, Adriane Correa Ribeiro, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Janice Kleemann Thomé Da Cruz Bunn
O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DA CLASSE TRABALHADORA.
Autores: LAILA LAUANDA ALVES DE MATOS, MARILANE MARIA WOLF PAIN
FORMAÇÃO AVAMEC: FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO.
Autoras: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Tatiane Aparecida Martini e Alessandra Vidal Dias.
14. Apresentação do painel AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL E INTELECTUAL E RITOS DE INSTITUIÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONDIÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS E GRADUANDOS.
Autores: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Lucidio Bianchetti, Francini Scheid Martins e Silvana Rodrigues de Souza
Foto: Educere 2023 | Curitiba | Docentes, acadêmicos e egressos