• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação > Posts > Alunos, egressos e professores do PPGE participam do XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação

Alunos, egressos e professores do PPGE participam do XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE

Terça-feira, 3 de outubro de 2023

Entre os dias 25 a 28/09/2023 aconteceram o XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba-PR.

O EDUCERE promoveu debates e discussões em torno do tema “ESPERANÇAR”. Essa temática provocou reflexões relevantes na perspectiva de “[…] levar adiante a práxis da educação da inteireza, do diálogo respeitoso e inclusivo da ética e da sustentabilidade”. (Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/sobre. Acesso em: 29 set, 2023).

A partir da formação autoral e crítico-reflexiva desenvolvida nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática do IFC-Campus Camboriú, bem como, no curso de mestrado em Educação (PPGE-IFC), nossos acadêmicos/as, egressos/as e docentes submeteram resumos expandidos sobre as pesquisas realizadas no âmbito da Educação, que foram aprovados e apresentados nesse Congresso.

Considerando que um dos objetivos de formação nos cursos do IFC é a elaboração e a divulgação do conhecimento científico, o IFC Campus Camboriú tem levado adiante o seu compromisso social e ético em busca de divulgar o conhecimento produzido por meio da pesquisa nas suas mais variadas dimensões de análise.

Seguem abaixo a relação de trabalhos apresentados por acadêmicos/as, egressos/as e docentes do IFC Campus Camboriú que posteriormente serão publicados nos anais do EDUCERE:

TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRECARIZAÇÃO E ADOECIMENTO 

Autores: Idorlene da Silva Hoepers, Francini Scheid Autores: Martins, Alexandre Vanzuita, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Marilândes Mól Ribeiro de Melo.

NOVAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM VELHOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO –

Autoras: Cristine de Oliveira Dilli, Andressa Graziele Brandt e Roseli Nazario.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS –

Autores: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Andressa Graziele Brandt, Nadja Regina Sousa Magalhães, Marcia Dutra da Silva e  Lucas Martini.

FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES E SENTIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES –

Autores: Nadja Regina Sousa Magalhães, Lucas Martini e Andressa Graziele Brandt.

EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL NAS ESCOLAS: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA

– Autoras: Celina Ferreira Goes e Andressa Graziele Brandt.

FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA –

Autores: Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt, Luciana Serra Passos, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento e  Marcia Dutra da Silva.

AGRESSÃO COMO PRÁTICA UTILIZADA POR PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR DA GUINÉ-BISSAU –

Autores: Marcelo da Silva e Francini Scheid Martins.

EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA GUINÉ-BISSAU: a pioneira criação do curso de licenciatura em Geografia –

Autores: Marcelo da Silva e Fábio Napoleão.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRELAÇAMENTOS E RUPTURAS: NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL –

Autoras: Daniela Neto Oliveira Peixer e Roseli Nazario.

O CORPO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE CUIDADOS PELA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS:  BRINCAR DE CUIDAR DO(s) OUTRO(s) E DE SER CUIDADO PELO(s) OUTRO(s) –

Autoras: Andréa Simões Rivero e Roseli Nazario.

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA E AS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores: Hélio de Oliveira Dias, Adriane Correa Ribeiro, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Janice Kleemann Thomé Da Cruz Bunn

O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DA CLASSE TRABALHADORA.

Autores: LAILA LAUANDA ALVES DE MATOS, MARILANE MARIA WOLF PAIN

FORMAÇÃO AVAMEC: FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO.

Autoras: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Tatiane Aparecida Martini e Alessandra Vidal Dias.

14. Apresentação do painel  AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL E INTELECTUAL E RITOS DE INSTITUIÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONDIÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS E GRADUANDOS.

Autores: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Lucidio Bianchetti, Francini Scheid Martins e Silvana Rodrigues de Souza

 

Foto: Educere 2023 | Curitiba | Docentes, acadêmicos e egressos

  • Apresentação
  • Notícias
  • O programa
    • Histórico
    • Missão, Objetivos e Perfil do Egresso
    • Área de Concentração
    • Linhas de Pesquisa
    • Estrutura Curricular
    • Grupos de Pesquisa e Estudos
    • Coordenação e Colegiado
    • Comissões Internas
    • Secretaria
    • Identidade Visual
    • Portarias
    • Dúvidas frequentes
  • Informações Acadêmicas
    • Dias e Horários de aulas
    • Calendário
    • Qualificação
    • Defesa
    • Estágio de docência
    • Estudo Individualizado
    • Proficiência em Língua estrangeira
    • Aproveitamento de créditos
    • Prorrogação de prazo do curso
    • Documentos
    • Links úteis
  • Bolsas e Auxílios
    • Informações
    • Editais de seleção de bolsistas
    • Auxílios
  • Docentes
    • Docentes
    • Credenciamento de docentes
    • Editais Professores visitantes
  • Discentes
    • Discentes 2025
    • Discentes 2024
    • Discentes 2023
    • Discentes 2022
  • Egressos
    • Turma 2021
    • Turma 2020
    • Turma 2019
  • Trabalhos de Conclusão
    • Dissertações Defendidas
  • Eventos
    • Eventos 2025
    • Eventos 2024
    • Eventos 2023
    • Eventos 2022
    • Eventos 2021
    • Eventos 2020
    • Eventos 2019
  • Ingresso
    • Alunos Regulares
    • Alunos Especiais
  • Contato
    • Coordenação e Secretaria
  • Agenda de Defesas
    • Defesas em 2025
    • Defesas em 2024
    • Defesas em 2023
    • Defesas em 2022
  • Publicações
    • Ebooks
    • Artigos 2024
    • Artigos 2023
    • Artigos 2022
    • Artigos 2021

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.