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Área de Concentração

Educação

A pós-graduação em Educação no Brasil tem sido um espaço privilegiado de construção de conhecimentos que têm possibilitado a realização de diagnósticos e reflexões acerca da realidade da educação em nosso país, sinalizando limites, desafios e potencialidades dos processos formativos e educativos. Além disso, a pós-graduação em Educação colabora significativamente para a qualificação do quadro de recursos humanos nas áreas de ensino, gestão ou pesquisa formando profissionais da educação com sólida formação e novas gerações de pesquisadores.
Em relação à especificidade dos Programas de Pós-Graduação em Educação, nos últimos anos, a preocupação tem recaído sobre a reflexão da problemática da educação como processo social que ocorre não somente na escola, mas também em outros contextos nos quais estão articulados aspectos que extrapolam o âmbito pedagógico, tais como: político, econômico, histórico, cultural, social, comunicacional.
É nesse contexto que se inscreve o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação do IFC, que tem como área de concentração a educação, focalizando os processos formativos, as políticas educacionais e os processos educativos inclusivos. Nesse cenário, contempla a diversidade cultural e as variadas manifestações e práticas educativas que se processam em diferentes tempos e espaços, níveis de escolarização e modalidades de educação.
Dedica especial atenção à formação de professores pesquisadores comprometidos com a produção, a difusão e o avanço do conhecimento científico na área da educação. Também preocupa-se com a intervenção sobre as problemáticas relacionadas aos fenômenos que se processam em diferentes contextos formais e não formais de educação, visando a qualificação dos profissionais da educação, como de outras áreas e, consequentemente, o desenvolvimento do campo educacional científico.
Seguindo esta perspectiva, na relação com o ensino e com a extensão, possibilita desenvolver pesquisas sob as mais diferentes abordagens teóricas e metodológicas, com distintos enfoques e níveis de abrangência visando compreender criticamente os fenômenos educacionais como resultado de múltiplas determinações.


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