Aniversário de 3 anos do PPGE-IFC

sexta-feira, 27 de maio de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) comemora hoje (27 de maio) três anos de atividades. Aprovado em dezembro de 2018, na 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), o PPGE-IFC recebeu autorização para iniciar as suas atividades. O reconhecimento do programa pelo Ministério da Educação, ocorreu em 13 de maio de 2020, através da Portaria n° 479.

No primeiro semestre de 2019, o PPGE deu início ao processo seletivo de alunos regulares, selecionando os primeiros 20 mestrandos do curso de mestrado em Educação. No dia 27 de maio de 2019, o curso de Mestrado em Educação teve a sua primeira aula, sendo esta data o marco oficial de início de funcionamento do programa.

Nos anos de 2020, 2021 e 2022, outras três turmas de 20 mestrandos ingressaram no PPGE-IFC e em 2021 tivemos os primeiros egressos do Mestrado em Educação, consolidando as etapas de formação do curso.

Durante estes três primeiros anos de funcionamento, foram formadas comissões internas, elaborados os documentos de regulamentação do programa e criado o primeiro planejamento estratégico com o objetivo de orientar as atividades futuras do programa, estabelecendo como missão “Proporcionar formação em nível de pós-graduação stricto sensu, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com a formação cidadã, sustentabilidade e inclusão social, a inovação dos processos pedagógicos e educativos, a elevação da qualidade social referenciada da educação brasileira e a produção e socialização do conhecimento.”

Com um corpo docente e técnico atualmente formado por 14 professores e um secretário, o PPGE, vem ao longo destes três anos, com muita seriedade, esforço e persistência, desenvolvendo um trabalho coletivo e solidário entre docentes, técnicos e discentes, visando alcançar os critérios de qualidade exigidos pela Capes em busca do sucesso e permanência do programa.

Assim, em comemoração a esta data, apresentamos abaixo alguns dados obtidos pelo PPGE:

Processos seletivos:

O Programa passou por quatro processos seletivos de 2019 a 2021, tendo um quantitativo expressivo de candidatos em cada um deles, sendo 314 no primeiro, 254 no segundo, 444 no terceiro e 228 candidatos no quarto. Cada processo seletivo resultou em 20 mestrandos matriculados.

Qualificações e defesas:

Até a data de aniversário de três anos (27/05), o PPGE realizou 35 qualificações e 22 defesas, tendo neste período formado 22 mestres em Educação.

Defesas por ano:

• 2019 – 0 defesas

• 2020 – 0 defesas

• 2021: 17 defesas

• 2022: 5 defesas (até 27/05)

Bolsistas:

O PPGE conta com financiamento de bolsistas de 3 agências de fomento: CAPES, UNIEDU/FUMDES e FAPESC. Atualmente o programa tem 3 Bolsistas CAPES, 2 Bolsistas FAPESC e 6 Bolsistas UNIEDU/FUMDES.

PPGE Institucional:

Os 14 docentes do PPGE são provenientes de 5 Campi do IFC – Ibirama, Concórdia, Rio do Sul, Blumenau e Camboriú.

A sede do programa situa-se no Campus Camboriú.

Avaliação:

O PPGE encontra-se em sua primeira avaliação quadrienal da Capes. Os resultados da primeira avaliação devem sair ainda em 2022.

Egressos:

Atualmente o PPGE possui 22 egressos.

O acompanhamento dos egressos deve ser iniciado a partir de 2022, através de uma política de acompanhamento de egressos. O PPGE tem como objetivo manter os egressos articulados com o programa, através da participação em grupos de pesquisa, eventos e encontros de egressos.

Mais informações do PPGE:

A página do PPGE (www.ppge.ifc.edu.br) conta com informações sobre o programa e o curso de mestrado em Educação, tais como linhas de pesquisa, estrutura curricular, regimento interno e outros documentos, grupos de pesquisas, comissões internas, informações dos docentes, discentes e egressos, acesso às dissertações defendidas e publicadas no repositório institucional, acesso aos editais de todos os processos seletivos anteriores e informações sobre os eventos do PPGE ou em parceria com este programa. Além disso, a página contém os meios de contato com a secretaria e com a coordenação do programa.