Barra de acessibilidade

Links sociais

Formulário de pesquisa

  Menu principal
Início do menu Início do conteúdo

Validação e aproveitamento de Créditos em Disciplinas cursadas em outros PPGs


Validação e aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas Stricto sensu

Poderá, a critério do colegiado, ser aprovado até 4 créditos em disciplinas cursadas em outros programas de Pós- Graduação Stricto sensu reconhecidos pelo MEC.

O/a mestrando/a poderá requerer autorização prévia para cursar disciplina em outro PPG ou cursar e requerer a validação para o aproveitamento de créditos conforme procedimentos abaixo. Em ambas as situações caberá ao colegiado aprovar ou não o requerimento.

 

1. Com aprovação prévia do colegiado:

I – Em caso de pretensão em realizar a disciplina, o/a mestrando/a poderá protocolar ao colegiado um pedido de aprovação prévia para cursar disciplina em outro PPG.

II. O/a mestrando/a deverá enviar por e-mail ao PPGE em arquivo único formato PDF  o requerimento preenchido e assinado acompanhado da ementa da disciplina  (clique aqui para baixar o requerimento).

II. O requerimento será avaliado em reunião de colegiado.

III. A solicitação prévia, se aprovada em colegiado, garantirá a validação e homologação dos créditos obtidos com a aprovação na disciplina.

IV. Ao concluir a disciplina com êxito, o/a mestrando/a deverá protocolar na secretaria por e-mail o requerimento de validação da disciplina preenchido e assinado com a declaração de conclusão emitida pelo programa em que foi realizada (com autenticação eletrônica), a ementa e o plano de ensino (clique aqui para baixar o requerimento)

2. Sem aprovação prévia do colegiado:

I. Para validar créditos em disciplinas cursadas em outros programas de Pós-Graduação sem aprovação prévia do colegiado, o mestrando poderá protocolar requerimento (clique aqui para baixar o requerimento), anexando a declaração de conclusão da disciplina (declaração com autenticação eletrônica emitida pelo Programa em que ela foi realizada), a ementa e o plano de ensino.

II. O requerimento será avaliado no colegiado, a partir de um parecer do orientador.

Importante: A quantidade de créditos que serão validados dependerá da avaliação do colegiado quanto a pertinência da disciplina em relação ao objeto de estudo do mestrando, respeitado o limite de créditos em disciplinas externas de acordo com o regimento do PPGE.

 

 

 

 

 


Botões de acesso rápido