Estudantes, Professores e Técnicos do PPGE participam do XIV EDUCERE

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Estudantes, professores e técnicos do IFC- Campus Camboriú estiveram presentes na 14ª edição do EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, que ocorreu entre os dias 16 a 19 de setembro de 2019, em Curitiba.

O EDUCERE é um evento com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Historicamente, o evento tem promovido também a aproximação entre professores e estudantes da educação superior (graduação e pós-graduação) e professores da educação básica, possibilitando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

A participação neste evento, além de proporcinar a divulgação do conhecimento científico, permitiu a aproximação com pesquisadores de diferentes regiões do país, promovendo discussões para a construção do conhecimento. Durante o evento, estudantes e servidores do IFC apresentaram resultados de pesquisa e relatos de experiências.

Ao todo foram apresentados 13 (treze) trabalhos pelos estudantes, professores e Técnicos:

Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Instituto Federal Catarinense” – apresentado pela mestranda Tamiris Possamai e sua orientadora professora Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva;

Religião: uma Leitura a partir da Interculturalidade” – apresentado pela mestranda Luciane Hinterholz e sua orientadora professora Marilândes Mol Ribeiro de Melo;

A Função Social do Ensino Médio nas Leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional” – apresentado pela mestranda Tatiane Aparecida martini, professora Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e professora Solange Zotti;

Percepções dos Bolsistas de Iniciação à Docência: Reflexões e Experiências no PIBID-Interdisciplinar” – apresentado pela mestranda Juliana Guérios e seu orientador professor Alexandre Vanzuita.

Dançantes no Instituto Federal Catarinense” – apresentado pela discente do curso técnico Integrado de Agropecuária Emilly Sampaio Nizara e pelas professoras Andreia Regina Bazzo e  Eliane Dutra de Armas.

Grupo de Estudos Teatrais: Solo de Incertezas” – apresentado pela discente do curso Técnico Integrado de Hospedagem Maria Clara dos Santos Vitorino e professoras Eliane Dutra de Armas e Andreia Regina Bazzo.

“Vivências Literárias: Clube de Leitura do IFC Camboriú” – Apresentado pelo discente do ensino médio do curso Técnico Integrado de Informática David Rocha da Silva e pela professora Gabriela Nunes de Deus Oliveira.

Parada Cultural: Fomento a Arte e a Diversidade” – apresentado pelo Técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu e pelas professoras Andreia Regina Bazzo e Eliane Dutra de Armas.

A relação da Homofobia por Cyberbullying e a Evasão Escolar na Perspectiva da Teoria Decolonial e da Educação Ambiental: Narrativas Virtuais sobre a Opressão, o Silenciamento e a Invisibilidade”. Apresentado pelo professor Fabio Castanheira, pelo técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu e pela discente de graduação do Curso de Pedagogia Isisleine Dias Koehler.

A Abordagem das Questões de Gênero e Sexualidade nos Livros Infantis a partir da Perspectiva Decolonial” – Apresentado pela discente de graduação do curso de Pedagogia Isisleine Dias Koehler, pelo professor Fabio Castanheira e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu.

O Racismo por Cyberbullying Investigado na perspectiva da Educação Ambiental e da Pedagogia Decolonial” – Apresentado pelas professoras Gabriela Nunes de Deus Oliveira, Liliam Carine da Silva Lima e Débora de Fátima Einhardt Jara.

A experiência formativa de licenciandos por meio da prática como componente curricular“; apresentado pelos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática, Lucas Martini e Maria Carolina Zimpel, sob orientação da professora Andressa Brandt.

“Balanço das produções acadêmicas sobre formação de professores e didática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina” desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE  ( CNPq – UFSC) em autoria com o professor Juliano Agapito e a professora Nadja Regina Sousa Magalhães.

Na ocasião também ocorreu o lançamento do livro “Pesquisas Interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito” organizado pelas professoras Andressa Brandt (IFC-Camboriú-SC), Franc-Lane Carvalho Nascimento (UEMA), Nadja Magalhães (Doutoranda em Educação pela UFPEL) e Prof. Joelson Morais, Msc. ( Doutorando em Educação pela UNICAMP).

Na obra a professora Andressa Brandt tem dois capítulos no âmbito da pesquisa-formação e experiências profissionais, um intitulado ‘A influência do campo curricular na formação da profissionalidade docente”; e o outro chama-se “Saberes da profissionalidade dos licenciados: um estudo a partir do componente curricular pesquisa e processos educativos“.

Por Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Leonardo Caparroz Cangussu

03/10/2019